Quando se trata de "jornalismo bunda-mole, careta e sensacionalista" não estamos tratando sobre Agamenon Mendes Pedreira, um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, colunista do jornal O Globo nos domingos (nesse caso, colunista dominical), que vive em seu Dodge Dart 73 junto de sua "patroa" Isaura e também tem convívio com seu cunhado Enéas e seu personal psicoproctologist o doutor Jacintho Leite Aquino Rêgo. Agamenon é jornalista nato que desde o naufrágio do Titanic até a subida de Dilma Roussef na rampa do Planalto, Agamenon também é mulherengo, como refere-se em sua autobiografia que já pegou desde Eva Braun (amante do führer Adolph Hitler), Madonna, Luz del Fuego e em especial, sua Isaura de quem sempre teve amor e paixão, dá uma de crítico musical fazendo comentários a respeito da buça nova e do tropicanalhismo, reavalia as megainvenções do século 20 como o Viagra, o telefone celular, os preservativos e a geladeira.
Reanalisa as suas grandes viagens no Caribe, em Cuba, na Jamaica além de mostrar seu lado místico indo além da Europa, começando pela Grécia, em Israel, nos países árabes, na Espanha aonde se cruza com Paulo Coelho (como dono de uma rede de lanchonetes), em Nepal, aonde percebe o bundismo, depois Índia e pega o barco Enfhyos Nokulos e volta para o Brasil onde vive com pudor. Fala dos nomes da II Guerra Mundial como Hitler, Churchil, Roosvelt, Goebbels, Mussolini e sobre o Dia "D", além de falar sobre o cinema hollywoodiano conservador, faz crônicas dos anos 1960, conta sobre suas relações com o poder militar brasileiro (abril de 1964 a janeiro de 1985), desde as torturas incluindo o sequestro do embaixador americano em 1969. O doutor Jacintho Leite Aquino Rêgo faz um quadro-geral da psicoproctologia e como é importante os estudos medicinais da psicoproctologia. Além de o jornalista explicar sobre o atentado do 11 de setembro de 2001 e as armas americanas que na verdade vieram do Paraguai usadas para combater os muçulmanos/palestinos (isso não está na biografia, mas Agamenon sabe que as armas americanas são falsificadas, conforme o próprio disse) além de filosofar e ter tido um papo com Osama bin Laden, o inimigo número 1 morto ano passado.
Lançado em 2002, a biografia já causou repercussão devido às publicações do jornalista e mais tarde, um filme lançado em janeiro deste ano com Hubert fazendo o papel de Agamenon. Pra fim de caso, lá vai o fim da enrolação... o Agamenon foi criado pelos integrantes do Casseta & Planeta Hubert Aranha (Fernando Henrique, Atirador de Elite, Peixoto Carlos...) e Marcelo Madureira (Coisinha de Jesus e entre outros...) criaram o personagem há mais de vinte anos e são os responsáveis pelo nosso Forrest Gump do nosso jornalismo verde-amarelo que fazem a gente rir desde o C&P que mudou de "Urgente" para "Vai Fundo" e no lugar de Maria Paula agora são duas lindíssimas atrizes: a ex-BBB 2011 Maria Melillo e a humorista Miá Mello que antes do Casseta, ficou conhecida com sua personagem Teena, do programa "Legendarios" (da Rede Record). Mas enfim, evoé a Agamenon Mendes Pedreira e que sua história seja assim: cheia de verdades absolutas.
Nota: 10 (bem que podia ser 1000, porque deve de ser lido 1000 vezes de tão engraçado que é)
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Para ler: Agamenon - O Homem e o Minto (Hubert Aranha e Marcelo Madureira, Objetiva, 2002)
Marcadores:
Agamenon,
Biografia,
Casseta e Planeta,
humor
Local:
Latin America, null
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário